DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO DETECTOR PNEUMÁTICO DE VAZAMENTO DE AÇO NA SAÍDA DOS MOLDES NAS MLC’s 1, 2 e 3 DA ARCELORMITTAL TUBARAO

- Organization:
- Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao
- Pages:
- 11
- File Size:
- 1953 KB
- Publication Date:
- Aug 17, 2017
Abstract
O rompimento de pele (breakout) é considerado uma das anomalias mais danosas ao processo de lingotamento contínuo de placas de aço. Esta ocorrência, além dos riscos de segurança durante a limpeza do aço derramado, resulta em pesadas perdas de produção e danos aos equipamentos. Estima-se que o custo potencial de um rompimento de média intensidade possa atingir a cifra de US$270.000,00, considerando a perda potencial de produção, o custo de reprocessamento do material e a recomposição dos equipamentos como segmentos, moldes, etc. Portanto, tão importante quanto evitar o breakout é também reduzir as suas consequências. Dentro deste contexto visando mitigar os danos de um rompimento quando o vazamento não é imediatamente reconhecido, desenvolveu-se um sistema pneumático de detecção de vazamento na saída do molde, envolvendo os edge e foot rolls. Basicamente, o sistema é um circuito fechado constituído de tubos de pequeno diametro com gás nitrogenio pressurizado. Se ocorrer um vazamento de aço, este funde o tubo (provocando perda de pressão ou excesso de vazão) ativando o sistema de alarme de indicação de vazamento, que fecha automaticamente a válvula gaveta do distribuidor para o veio e coloca a placa em extração. Atualmente todos os moldes da ArcelorMittal Tubarão possuem este sistema visando mitigar as consequencias de um vazamento.
Citation
APA:
(2017) DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO DETECTOR PNEUMÁTICO DE VAZAMENTO DE AÇO NA SAÍDA DOS MOLDES NAS MLC’s 1, 2 e 3 DA ARCELORMITTAL TUBARAOMLA: DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO DETECTOR PNEUMÁTICO DE VAZAMENTO DE AÇO NA SAÍDA DOS MOLDES NAS MLC’s 1, 2 e 3 DA ARCELORMITTAL TUBARAO. Associacao Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineracao, 2017.